_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

Dia do professor

        Neste dia do professor, munida de algumas leituras poéticas e líricas, atrevo-me a falar dos mestres. Mestres esses que em seu tão negligenciado percurso trabalham com afinco para que seu dever seja cumprido, apesar de. Ser professor é trabalhar com a hipótese de colocar um saco vazio de pé, apesar de. É ensinar o que é uma jabuticaba a uma criança que não come muitas frutas por causa da falta de recursos, é falar de países e continentes diferentes a alguém que foi no máximo a 10 km de distância da própria casa, é o artista do impossível.
          Mas não falo do professor, que como a carga semântica sugere é aquele se detém a passar conhecimentos científicos, apenas, meu interesse é pelo educador; aquele que como diz Rubem Alves tem a função de mostrar a vida àquele que ainda não viu. O educador tem compromisso com a verdade, com a vida, com o amor. Não se deve ensinar aos nossos alunos o que é uma árvore e quais são suas partes apenas, é preciso ensiná-los a amá-las e a protegê-las pois assim não faltarão cores na nossa vida.
           Como artista do impossível o educador vê o que ninguém vê e projeta o que ninguém sonha, ele  é capaz de expandir os horizontes de alguém, é como se nos déssemos novos óculos.
            É em homenagem a esse artista do impossível que escrevo esse texto hoje, desejando que a tarefa de educar nunca termine e que sua caminhada seja mais leve, branda e recompensada.

Feliz dia do professor.

Postagem: Ângela Rezende
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

5 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
Administrador
15 de outubro de 2011 23:28 ×

COISA QUE Só ACONTECEM EM UMARIZAL:

COncurso da educação sai, hoje, e por incrivel que pareça Umarizal vem com 18 VAGAS, muito bom até eu descobrir que dessas 18 VAGAS 15 são para área de pedagogia (sendo 3 para pedagogo em classe)e SOMENTE 5 para professores de áreas especificas, agora me diga COMO UM MUNICÍPIO POLO COM DÉFICIT DE PROFESSORES E "EXCEDENTE DE PEDAGOGOS" RECEBE ESTAS VAGAS COMO NOSSA DIRED RESPONDE POR ISSO, ATÉ MARTINS TEVE UMA BOA DISTRIBUIÇÃO... É REVOLTANTE SIM! É VERGONHOSO DEMAIS POIS SÃO COISAS QUE SOMENTE ACONTECEM EM UMARIZAL.

Obs.: Talves seja ate melhor assim já que se o Edital for RETIFICADO a cidade pode até PERDER ESTAS VAGAS! PIOR QUE E POSSÍVEL SIM!

Responder
avatar
Anônimo
Administrador
16 de outubro de 2011 09:36 ×

Sou professor,amo o que faço,sei que estou contribuindo por uma sociedade mais justa,mais infelismente o poder público não valoriza a nossa profissão,ganhamos pouco,o nosso plano de cargo e carreira é uma utopia,para termos alguma coisa a mais no contra cheque é necessário fazermos greve: o que é uma coisa muito desgastante.Na nossa cidade o professor municipal ganha o mesmo salario:seja ele graduado ou especialista.E eu pergunto: é justo? O nosso plano ainda não foi sequer votado pelos nobres vereadores,pois o digníssimo prefeito ainda não enviou a matéria para ser votada.O ano de 2011 foi de prejuízo,pois,não estamos recebendo o valor que deveríamos - eu sou especialista -.e ainda se diz que educação é prioridade.Parabéns Azevedo,só vc,lembrou do nosso dia!!!

Responder
avatar
Anônimo
Administrador
16 de outubro de 2011 20:33 ×

porque o prefeito não comemorou o dia do professor ? não valemos nada prá ele mais vamos valer na hora que vinher pedir voto
estou esperando em minha casa

Responder
avatar
Anônimo
Administrador
16 de outubro de 2011 21:38 ×

É muito bonita a propaganda que passa na tv elogiando o professor mais eu acredito que aquilo é uma critica a nós professores pois na verdade o professor não passa de escravo dos políticos porque o desrespeito é total começando do município, estado país porque passa o dia do professor e quem está ligado a educação como diretores, secretários,legislativo e execultivo não tem sequer o pensamento de colocar um carro de som nas ruas parabenizando o sofredor imagina lutarem por um plano de cargos e salários pois acredito que professor que votar no candidato desse prefeito que ai está ou em vereadores que já conhecemos o trabalho deles é porque não tem respeito pelo seu trabalho porque a cambada que não luta por uma categoria sofredora mesmo sabendo que tem filhos estudando com um sofredor,vereador casado com sofredora mais o dinheiro deles é mais importante acho que vcs pensem antes de pedirem um voto a um professor que realmente sabe e sente o despreso e o faz de conta de vcs pois naquela luta dos sofredores ainda apareciam uns fazendo alguns comentários do que estava errado no execultivo mais pediam que ficasse ali, que vereadores são esses que teem medo de lutarem sairem nas ruas mais sabemos o que é isso é o dinheiro que cai no bolso deles com força sem fazerem nada ou seja quanto menos fizer eu acho que ganham mais mais um dia vcs vão vir atraz de voto de sofredor a da familia dos sofredores .agradeço ao sargento Azevedo por ter lembrado dos professores no nosso dia.até o proxímo!

Responder
avatar
Anônimo
Administrador
18 de outubro de 2011 13:19 ×

Mais tá bom assim,caro anônimo que me antecedeu,o prefeito simplesmente está mostrando o que sente por nós professores e pela Educação...naaaaada,quer distância,sente nojo,mais ele vai ter o que merece,estamos perdendo agora,vamos ver quem vai perder depois.Vamos esperar,ele e esses vereadores que estão aí,BATEREM NAS NOSSAS COSTAS,SE HUMILHANDO,RASTEJANDO,PEDINDO VOTO...aí sim,chegou a nossa vez,o nosso dia,a nossa grande comemoração! VOU DEIXAR UM RECADINHO PARA O PREFEITO E VEREADORES- Tem muita gente por trás de um professor...familiares,alunos,pais,amigos e vocês sabem muito bem que ensinamos,e ensinamos sabe o que?A votar certo!

Responder
avatar

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário