_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

UMARIZAL: 54 ANOS DE HISTÓRIA - 27 DE NOVEMBRO DE 1958


No começo do século XVIII, quando foi concedido ao padre Manoel Pinheiro Teixeira e a Joseph Ferreira, sesmarias de terras situadas entre as serras da Mãe d'Água e a do Catolé, às margens do riacho Umary, tinha início uma povoamento e a primeira preocupação dos novos donos foi implantar fazendas de criação de gados e lavoura.

Inicialmente a comunidade foi denominada de Gavião, em virtude de parte das terras pertencentes ao padre João de Paiva, ficarem na nascente do riacho Gavião. Na trajetória pelo progresso local destacaram-se as figuras dos proprietários Domingos Rodrigues Pereira de Miranda, Francisco da Silva Cardoso e o Tenente Reginaldo Pereira de Oliveira.



Em virtude da prosperidade econômica ali desenvolvida, o Senado da Câmara de Natal nomeou em março de 1741, uma autoridade judiciária, o juiz de Vintena Bonifácio Soares Guedes para atender às demandas da localidade.



No início do século XIX, no povoamento de Gavião já existiam muitas casas, grandes fazendas uma abrangente atividade rural. A povoação continuou crescendo à margem do riacho Gavião, por onde passava uma estrada que servia de caminho para os comboios que saíam da Paraíba com destino a Mossoró. Em 1894, a localidade ganhou seu primeiro açude. No ano de 1902, o arrumado que continuava em progresso já tinha cemitério e a capela do Sagrado Coração de Jesus. Por decisão da Intendência de Martins, em 1925, o nome do povoado foi mudado para Divinópolis. Em 1943, estava em fortalecimento econômico, e teve seu nome outra vez mudado, passando a se chamar Umarizal, numa referência à grande quantidade de umazeira existente na região, que consegue, mesmo em período de estiagem, molhar o solo debaixo de sua copa com gotejamento, sendo conhecida como a árvore que verte água.



No dia 27 de novembro de 1958, pela Lei nº 2.312, Umarizal desmembrou-se de Martins e tornou-se um novo município potiguar. Atualmente é sede de Comarca de primeira entrância tendo 01 de termo: Olho D´água do Borges.



Gentílico: umarizalense



Formação Administrativa



Distrito criado com a denominação de Divinópolis, pelo decreto estadual nº 603, de 3110-1938, subordinado do município de Martins.



No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Divinópolis, figura no município de Martins.



Pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943, o distrito de Divinópolis passou a denominar-se Umarizal.



Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Umarizal ex-Divinópolis. Figura no município de Martins.



Assim permanecendo em divisão territorial datada 1-VII-1955.



Elevado à categoria de município com a denominação de Umarizal, pela lei estadual nº 2312, de 27-11-1958, desmembrado de Martins. Sede no atual distrito de Umarizal. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-02-1950.



Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.



Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.



Alteração toponímica distrital

Divinópolis para Umarizal alterado, pelo decreto estadual nº 268, de 30-12-1943.


DADOS BÁSICOS

População: 10.659 hab.
Área: 214 km2
Bioma: Caatinga

Fonte: IBGE
Foto: Pesquisa Google
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

5 comentários

Clique aqui para comentários
Unknown
Administrador
27 de novembro de 2012 12:56 ×

Vamos acender velas para Umarizal, temos dois bons motivos!

Responder
avatar
Anônimo
Administrador
27 de novembro de 2012 13:44 ×

Umarizal está acostumada com festas na data em q faz aniversário, acordávamos com uma alvorada de fogos de artifício. Hoje, tá parecendo mais um velório q um aniversário, não teremos nada na cidade, nem mesmo os fogos. UMARIZAL POVO FELIZ? só se for o povo que vive socado na prefeitura, eu acredito que o sloga certo seria UMARIZAL Ô POVO INFELIZ; Educação (Professores não recebem o Piso Nacional, A saúde,só lá em Almino Afonso e a Segurança nem se fala, não existe.

Responder
avatar
Anônimo
Administrador
27 de novembro de 2012 14:00 ×

Kd a festa do aniversário da cidade gente???? Aff nem uma bomba pra comemorar, q descaso com nossa Umarizal, este aniversário ta parecendo mais é com um velório... isso é para o povo aprender!!!!!!!!!

Responder
avatar
Anônimo
Administrador
27 de novembro de 2012 14:43 ×

54 anos e 20 anos de retrocesso histórico.

Responder
avatar
Anônimo
Administrador
30 de novembro de 2012 16:47 ×

eu axo é pouco,kkkkkkkkkkkkkkk

Responder
avatar

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário