Procon divulga ranking de empresas mais reclamadas em 2014


O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCOM) Municipal divulgou nesta quarta, 18, o ranking com os nomes das 15 empresas mais reclamadas no órgão no ano de 2014. No topo da lista, estão operadoras de telefonia celular e instituições financeiras. 

De acordo com Jemima Miranda, coordenadora do Procon, o objetivo da divulgação, que acontece todos os anos durante a programação da Semana do Consumidor, é oferecer à população um parâmetro não somente das empresas com maior índice de reclamação, mas também de resolução dos problemas apresentados. 

“Nossa intenção é orientar o consumidor no sentido de que ele possa fazer um comparativo da qualidade dos serviços prestados pelas empresas. Mais uma vez, constatamos que operadoras de telefonia, instituições financeiras e lojas de eletrodomésticos dominam o ranking”, destaca Jemima Miranda. 

O primeiro lugar da lista é ocupado pela Operadora Oi, com 197 reclamações ao longo do ano passado. Em seguida, aparece a TIM Celular, com 105 reclamações, Claro (83 reclamações), Grupo Itaú (82 registros) e Sansumg (74 reclamações). 

Em 2014, o Procon Municipal contabilizou aproximadamente dois mil atendimentos/reclamações fundamentadas. Desse total, cerca de 1,7 mil resultaram em abertura de processo administrativo, com percentual de 75% de resolução dos casos, índice considerado extremamente positivo, acima até da média nacional. 

“É importante frisar que, além das reclamações registradas, também realizamos atendimentos simples, de orientações ao consumidor, que não estão contabilizados nesse ranking. Se somarmos esses dados, facilmente alcançaremos o total de quatro mil atendimentos em 2014”, pontua Jemima Miranda. 

Relação das empresas mais reclamadas em 2014: 

01º - Operadora Oi – 197 reclamações 
02º - Tim Celular – 105 reclamações 
03º - Claro ( Fixo, Tv e Móvel) – 83 reclamações 
04º - Banco Itaú, Itaúcard/Hipercard/Itaú Seguros – 82 reclamações 
05º - Samsung – 74 reclamações 
06° - Digibras Indústria do Brasil S/A (CCE) – 72 reclamações 
07º - Master Eletrônica de Brinquedos (Laser Eletro) – 69 reclamações 
08º - Magazine Luiza S/A – 62 reclamações 
09º - Bompreço Supermercados do Nordeste LTDA – 59 reclamações 
10º - Atacadão dos Eletrodomésticos do Nordeste – 56 reclamações 
11º - Britânia Eletrodomésticos LTDA (Philco) – 52 reclamações 
12º - Via Varejo (Casas Bahia/Pontofrio) – 50 reclamações 
13ª - Sky do Brasil – 42 reclamações 
14º - lojas americanas – 38 reclamações 
15º - Dricos Móveis e Eletrodomésticos LTDA (Lojas Rabelo) – 37 reclamações 

Maricelio Almeida. 
Fotografia: Gildo Bento 
Procon
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário