Umarizal-RN: Criminosos utilizam falso sequestro como nova tática para subtrair dinheiro das vítimas



Já são vários os relatos de pessoas da cidade de Umarizal que foram vítimas do “Falso Sequestro” praticado por criminosos que, por muitas vezes, estão cumprindo pena em presídios em regime fechado. 

A tática utilizada pelos golpistas se trata de uma ligação telefônica, tipicamente anônima, para pessoas as quais já teriam sido avaliadas por outros meliantes que estariam em liberdade. Nesta ligação, os bandidos dizem estar com um familiar da vítima, como filhos, pais, sobrinhos entre outros, e que podem mata-lo a qualquer momento. 

Após comunicarem que estão com um familiar da vítima sequestrado, os bandidos pedem um determinado valor de resgate (normalmente de 1 a 10 mil reais) e continuam ameaçando. Uma certa performance teatral é feita pelos meliantes que chegam a imitar a voz do suposto sequestrado fazendo pedidos de socorro e gritando por ajuda. O fornecimento de detalhes da pessoa supostamente sequestrada também é uma das formas para assustar e convencer o interlocutor a pagar rapidamente. 

O resgate é pedido e os dados de uma conta bancária são enviados pelos criminosos para o depósito do resgate, ou então eles pedem para que a vítima insira créditos em determinados números telefônicos.

A policia civil informou algumas dicas de como agir diante do falso sequestro, são elas:

  • Mantenha a calma
  • Não confirme dados nem fale nomes de familiares
  • Desligue o telefone e procure a pessoa supostamente sequestrada
  • Informe a polícia caso descubra qualquer dado de quem ligou
  • Nenhum sequestro REAL demanda tanto tempo em uma ligação
  • Nunca prolongue chamadas com desconhecidos e não forneça dados pessoais para cadastros
  • Nunca, jamais realize nenhum depósito bancário sem ter a concretização do fato e sem informar antes a polícia civil
Fique atento e mantenha sempre a polícia informada de toda e qualquer ação criminosa praticada contra você, familiares, vizinhos e etc.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário