Sesed orienta população a utilizar o aplicativo Sinesp Cidadão a fim de colaborar com a Segurança Pública


A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) recomenda a população e aos profissionais de segurança que utilizem o aplicativo desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), o Sinesp Cidadão. O aplicativo disponibiliza recursos para verificar mandados de prisão em aberto, carros com restrição de roubos e furtos e informações sobre pessoas desaparecidas. 

O aplicativo se conecta à internet para acessar os bancos de dados do Governo Federal e consegue descobrir, por exemplo, em poucos segundos, se um carro é roubado ou não, tudo isso somente com a placa. Ele ainda consegue identificar se o carro possui placa clonada. Caso esteja em situação legal, o app dirá que está tudo “OK”. De outro modo, ele mostrará que há registro de roubo ou furto para aquela placa. 

A secretária Kalina Leite ressalta que não é recomendável que os usuários tentem abordar motoristas ou pessoas próximas ao carro, mesmo em caso de confirmação de roubo pelo Sinesp Cidadão. “Quando o usuário verifica algo irregular, sobre alguma pessoa ou um veículo, basta acionar profissionais de segurança pública, que fazem a checagem e apuração da suspeita”, afirma a secretária. 

Pelo aplicativo também está disponível o módulo Mandado de Prisão, que permite que qualquer pessoa identifique pessoas procuradas pela polícia. A busca é feita em uma base de dados com milhares de mandados de prisão cadastrados. Para utilizar o serviço do Sinesp Cidadão, basta digitar dados como nome completo ou número de algum documento de identificação, como identidade, CPF ou título de eleitor. O módulo vai mostrar se a pessoa tem condenação na Justiça ou ordem judicial de prisão contra ela. E caso um registro de mandado de prisão seja encontrado, outros dados disponibilizados por órgãos do Poder Judiciário também aparecerão na tela. 

O Sinesp Cidadão está disponível para smartphones Android e também iPhones. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em celulares e tablets, ou acessado por computadores. Ele está disponível 24 horas por dia, em qualquer lugar com acesso à internet. 

O Sinesp Cidadão é um produto da maior plataforma tecnológica sobre segurança pública do país, desenvolvido em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O aplicativo é um portal de informações integradas, em parceria com os entes federados, que possibilita consultas estatísticas, operacionais, investigativas e estratégias relacionadas a drogas, segurança pública, justiça criminal, sistema prisional, entre outros. 

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: www.sinesp.gov.br/sinesp-cidadao

Christiano Couceiro - Assessor de Comunicação 
Assessoria de Comunicação/SESED
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Anônimo
Administrador
22 de maio de 2015 22:13 ×

Mito bom esse APP. Já estava querendo baixar ele a um tem pão. Só não sabia o nome correto para procura lo.....

Anônimo
Responder
avatar

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário