Enquanto vários PMs atuam em desvio de função, Sesed vai diminuir efetivo do Proerd e Ronda Escolar

COMUNIDADE ESCOLAR FARÁ MOBILIZAÇÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA, ÀS 10H, EM PROL DO PROERD E RONDA ESCOLAR.


Um dos projetos mais bonitos e importantes da Polícia Militar do Rio Grande do Norte é o Proerd, que tem como uma das ramificações o Ronda Escolar. Ações de combate à violência na raiz do problema, na prevenção, sempre representam o melhor caminho para a segurança pública. Mas, parece que não é esse o entendimento da atual secretária de Segurança Pública do Estado, a senhora Kalina Leite.

Nesta semana, ela enviou uma determinação para a Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas (Cipred), pedindo a devolução de 25 policiais militares que atuam nesses projetos, para que eles sejam recolados em outros setores. De acordo com o comando do Cipred, a determinação informa que os policiais devem deixar a unidade na próxima semana.

Esse é um dos maiores absurdos que já vi na segurança pública do RN nos últimos anos. Se temos projetos que não poderiam sofrer alterações em hipótese alguma eram justamente esses dois: Proerd e Ronda Escolar.

Nesta sexta-feira, recebi uma ligação da tenente-coronel Margarida, talvez a policial militar feminina mais conhecida do Estado, justamente pelo seus esforços e dedicação em prevenir o uso das drogas. Foi triste ouvir o tom desesperador em que a tenente-coronel relatou que iria perder parte do seu efetivo.

Foi triste porque Margarida, assim como sua equipe, atua junto às crianças e adolescentes por amor. São policiais diferenciados, que trabalham o social de maneira efetiva. “A polícia de proximidade que todo mundo sonha, nós temos aqui no Cipred. E agora fomos pegos de surpresa com essa medida da Sesed em reduzir nosso efetivo que já não dá conta da demanda de aproximadamente 600 escolas que temos que atender”, explica.

De acordo com a tenente-coronel, o Cipred atua em 52 municípios, tendo 100 policiais para o Proerd e mais 100 para o Ronda Escolar. “São 13 anos de dedicação, dia e noite, e conseguimos avanços e conquistas inimagináveis junto à sociedade. Quem atesta isso são dados e as próprias pessoas envolvidas, como alunos, professores, coordenadores e pais”, completou.

A Cipred, através das ações do Proerd E Ronda Escolar, atua na prevenção ao uso de drogas e a violência, a paz e segurança tão necessária dentro das escolas e nos entornos.

O curioso é que a Secretaria Estadual de Segurança Pública quer redistribuir policiais militares do Cipred para atuarem em outras áreas em um “novo planejamento de segurança”, mas não retira os PMs que estão atuando em desvio de função em outros órgãos fora da instituição Polícia Militar, como ITEP ou TJRN, por exemplo.

Eu, sinceramente, assim como a maioria da população potiguar, quis acreditar que esse novo Governo poderia sim resgatar a segurança pública do Rio Grande do Norte, mas, atitudes como esta nos fazem crer que teremos mais do mesmo, nos próximos quatro anos.

*Portal BO
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário