Mapa da Violência: RN é quarto estado com mais assassinatos de jovens

O Rio Grande do Norte se destaca negativamente no ranking, ocupando o 4º lugar entre os estados do Brasil.

Estudo divulgado pelo site Mapa da Violência mostra que o número de assassinatos de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos cresceu mais de cinco vezes e meia entre 1980 e 2013. Especificamente entre os jovens de 16 e 17 anos o crescimento foi ainda maior: sete vezes. Os resultados colocam o Brasil na terceira posição entre os países que mais matam jovens, atrás apenas do México e de El Salvador.

A região Nordeste ocupa o topo no índice por região correspondendo por mais da metade dos casos de assassinato por arma de fogo. O Rio Grande do Norte se destaca negativamente no ranking, ocupando o 4º lugar entre os estados do Brasil no número de homicídios de jovens entre 16 e 17 anos, com taxa de 98.1 a cada mil habitantes.

“As regiões Nordeste e Centro-Oeste assumem especial destaque pelas elevadas taxas de homicídio que ostentam: 73,3 e 65,3 por 100 mil adolescentes, respectivamente. No Nordeste, os estados de Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte são os que pressionam para cima as taxas regionais. No Centro-Oeste, o Distrito Federal e Goiás”, aponta o estudo.

De acordo com os dados, 93% dos casos de assassinato são de meninos e rapazes. Oito de cada dez deles não terminaram o ensino fundamental (e 20% eram analfabetos funcionais). A taxa de assassinatos de negros ainda é maior que a de brancos, correspondendo 66,3% no Brasil. Mesmo sendo a minoria, o RN está entre os estados onde se mata mais brancos, cerca de 32,2%. Em relação ao Brasil esse número corresponde a 24,2.

A divulgação dos resultados do Mapa da Violência ocorreu na véspera da provável votação na Câmara dos Deputados da emenda constitucional 171 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, homicídio e roubo qualificado. Confira o estudo no site http://www.mapadaviolencia.org.br/.

*Portal no AR
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Anônimo
Administrador
5 de julho de 2015 13:06 ×

Os culpados de tudo isso,são aqueles que tem o poder de fazer a justiça funcionar e não a fazem.A POPULAÇAO,denuncia,contribui,se arriscam,e a justiça....nada.Dorciê feitos em suas mãos,e a justiça...nada.Estão esperando o que?Sra.secretária de justiça,pelo amor de Deus,faça alguma coisa.A coisa vai ficar pior.

Anônimo
Responder
avatar

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário