Preso morre de tuberculose e diretor teme surto em penitenciária do RN

Penitenciária de Caicó, o 'Pereirão' (Foto: Sidney Silva)
Caso aconteceu na Penitenciária Estadual de Caicó, o 'Pereirão'. Nariane dos Santos, de 31 anos, teve a morte confirmada neste sábado (6).

A morte de um preso infectado por tuberculose na madrugada deste sábado (6) deixou em alerta a direção da Penitenciária Estadual do Seridó Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, em Caicó, no Rio Grande do Norte. O diretor da unidade prisional, Alex Alexandre, teme um surto da doença. A infecção foi confirmada pela equipe médica do Hospital Regional de Caicó, onde o detento Nariane dos Santos Silva, de 31 anos, estava internado desde o dia 30 de maio.

"Percebemos o preso em péssimo estado quando fizemos uma vistoria", conta Alexandre, que recebeu um laudo médico atestando "um quadro clínico avançado de tuberculose pulmonar com pneumonia". De acordo com o diretor, a vítima estava preso com mais 60 homens em um dos pavilhões da penitenciária. Uma equipe médica da prefeitura da cidade, segundo Alexandre, vai ao Pereirão na próxima terça-feira (9) para realizar exames nos outros detentos. "Existe a preocupação de um surto", afirma.

Nariane dos Santos Silva, de 31 anos, estava com tuberculose, segundo a direção do presídio (Foto: Divulgação/Penitenciária de Caicó)Nariane dos Santos Silva, de 31 anos, estava com
tuberculose, segundo a direção do presídio
(Foto: Divulgação/Penitenciária de Caicó)
O diretor do Pereirão explica que a doença só foi percebida no dia 30 porque a unidade ainda sofre com a destruição deixada após a onda de rebeliões que atingiu o sistema penitenciário potiguar em março deste ano, quando pelo menos 14 das 33 unidades prisionais do estado foram danificadas. "A ala em que o preso estava ainda não foi reformada e está sem grades, com os presos soltos, de forma que não vimos a situação do detento nem os colegas de cela falaram nada. Não sabíamos do problema dele", acrescenta.

De acordo com Alex Alexandre, o preso respondia a processos por roubos e homicídios. "Os assassinatos foram cometidos dentro de presídios. Um deles aqui em Caicó. Era um preso perigoso", ressalta o diretor do Pereirão. O óbito de Nariane dos Santos foi confirmado pelo hospital por volta das 4h deste sábado.

A Penitenciária de Caicó está superlotada. Com capacidade para 347 detentos, a unidade tem atualmente 550 homens encarcerados em cinco pavilhões.

*G1/RN
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário