Segurança Pública no RN: Competência pra fazer contas e incompetência para frear crimes


A morte de dois policiais civis, na noite deste domingo, durante um assalto a uma residência, deixou a sociedade potiguar em profunda comoção. Pai e filho, que juntos com os demais membros da família se confraternizavam em um momento de lazer, tiveram suas vidas interrompidas de maneira brutal pela violência desenfreada que toma conta do Estado.

Agora, os policiais civis Geraldo de Sousa e Alirio Cavalieri Nobre de Sousa vão fazer parte das estatísticas tão anunciadas pela Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte. Aliás, essa tem sido a principal bandeira da atual gestão da Sesed: FAZER CONTAS.

Nunca se falou tanto em estatísticas e números como neste ano de 2015. Talvez, para a secretária Kalina Leite e sua equipe seja mais importante fazer contas do que gerir propriamente os problemas da Segurança Pública. Ou será que seria mais fácil?

Ao que parece, sobra competência na Secretaria de Segurança para se contar o número de mortes, mas sobra também incompetência para lidar com a violência e impedir que essas mortes aconteçam.

Ou será que a secretária de segurança continua se sentindo segura, como declarou há alguns meses? Será que o Governo do Estado acredita mesmo que a Segurança Pública do RN melhorou, como tem divulgado em campanhas publicitárias na TV?

Já escrevi aqui uma vez e vou dizer novamente: a população não quer saber de números, não quer saber de contas, não quer saber de estatísticas. As pessoas querem se sentir seguras nas ruas, nos ônibus, nos bares, nos restaurantes ou pelo menos, PELO MENOS, dentro de suas casas, pois nem isso mais está acontecendo.

Os bandidos não respeitam mais as forças de segurança do Estado. Sete policiais militares foram mortos e outros feridos, agentes penitenciários foram alvos de atentados também e, agora, policiais civis, sendo dois mortos neste domingo e um baleado na sexta-feira, também durante um assalto. E, claro, centenas e centenas de outras mortes que são registradas todos os meses em decorrência da violência.

Mas, para a cúpula da Segurança Pública deve ser melhor continuar fazendo contas. Só aconselho a usarem uma calculadora, pois pela quantidade de mortes que vem sendo registrada vai faltar papel pra essa contabilidade.

Jornalista Thiago Macedo - Portal BO
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário