Kalina Leite impõe características de ditadura e coordenadora do Proerd é afastada por reclamar de efetivo


A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Norte se tornou uma pasta com características de regime ditatorial, no qual tem imperado as vontades e caprichos da secretária Kalina Leite. Mostrando claramente que não sabe ser contrariada e nem questionada em suas ações, a titular da Sesed tem agido de maneira perversa com alguns setores da Segurança.

Um deles e crucial para o futuro do nosso Estado é o Proerd. Desde que assumiu a Secretaria, Kalina e sua equipe, propagando a ideia de um novo modelo de gestão da Segurança Pública, decidiram diminuir o efetivo do Proerd para colocar os policiais em outras áreas, como a Ronda Cidadã.

Ou seja, o que a secretária tem tentado fazer desesperadamente é dar uma resposta imediata à sociedade para o quadro de insegurança instalado em nosso Estado, sem se preocupar com o futuro. Mas nem isso ela tem conseguido. E quem diz não sou só eu. O clamor está nas ruas, está nas redes sociais, está entre os empresários, entre os mais humildes e os mais ricos.

Ronda Cidadã é obra de ficção, que só tem efeitos práticos na cabeça do autor e nas cenas de campanhas publicitárias do Governo. Na prática, tudo continua como antes. Ou você aí cidadão que está lendo esse artigo acha que eu estou falando alguma besteira?

Já o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é consolidado como uma das mais eficientes políticas de estado. O Proerd do RN é reconhecido nacionalmente e internacionalmente, tendo recebido premiações e congratulações de diversas instituições ao longo dos últimos anos.

Se a secretária Kalina Leite e sua equipe tivessem o mínimo de inteligência, ao invés de diminuírem o efetivo do Proerd, iriam triplicar. O Proerd age diretamente nas escolas, nas comunidades carentes e até nas classes mais afortunadas. O Programa é a melhor e mais eficiente ferramenta que nós temos para impedir o avanço das drogas nas gerações futuras e, consequentemente, frear o avanço da violência nos próximos anos.

Somente quem tem a mentalidade retrógrada não enxerga isso. Somente quem só pensa no próprio umbigo não enxerga isso.

E foi por isso que a tenente-coronel Margarida Brandão foi retirada do comando do Proerd. Foi afastada por ter defendido com unhas e dentes o projeto que ela cuida desde o início, o projeto que ela já viu transformar e salvar a vida de centenas de crianças e adolescentes em nosso Estado.

Foi por não ter abaixado a cabeça para as ingerências da Sesed e ter reclamado aos quatro cantos que a tenente-coronel Margarida acabou sendo perseguida.

O que a secretária Kalina Leite está fazendo é desestruturando um projeto eficiente e de extrema importância, como é o Proerd, para apostar em uma ideia de marketing e uma política de segurança que visa somente o hoje.

Mas o tempo irá dizer quem está certo e quem está errado. É uma pena que enquanto isso o povo potiguar paga diariamente o preço da insegurança.

*Significado de Ditadura
1. Governo autoritário exercido por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, com supremacia do poder executivo, e em que se suprimem ou restringem os direitos individuais.

2. Estado, nação em que vigora esse tipo de governo.

3. [Figurado] Excesso de autoridade ou de influência que algo ou alguém exerce sobre um conjunto de pessoas.

*Portal BO
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário