OAB reativa fórum para discutir crise na segurança pública potiguar

Instituição também emitiu nota conclamando união contra a violência.
Assassinatos e fugas de presídios causaram mudanças; houve críticas.

Presidente da OAB no Rio Grande do Norte, o advogado Paulo Coutinho anunciou neste sábado (23) que a instituição vai reativar, já na tarde da próxima quarta-feira (27), em Natal, o Fórum de Combate à Violência - criado pela Seccional Potiguar em 2014 e que visa propor soluções para a onda de violência que afeta o estado.

saiba mais


A OAB também divulgou uma nota em favor da união dos potiguares contra a violência, na qual conclama a sociedade a participar do fórum.

Na manhã da sexta-feira (22), em razão das recentes fugas no sistema prisional do estado - e também por causa da repercussão dos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) que vitimaram a turismóloga Gizela Mousinho, de 43 anos, e a universitária Maria Karoline, de 18 - o governador Robinson Faria substituiu o comandante-geral da Polícia Militar. No lugar do coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas, foi nomeado o coronel Dancleiton Pereira Leite.Mudanças também foram feitas no Corpo de Bombeiros e na Polícia Civil.

A mudança gerou críticas. Promotores de Justiça da área criminal chegaram a afirmar, em nota enviada à imprensa, que "este é sem dúvida o pior governo dos últimos tempos em matéria de de segurança pública". O próprio coronel Ângelo, após ser exonerado do cargo de comandante-geral da PM, usou uma rede social para dizer que sentia como um "bode expiatório".

Abaixo, leia a íntegra da nota emitida pela OAB/RN neste sábado

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, diante dos diversos fatos ocorridos nos últimos dias que envolvem a questão da violência em nosso Estado, vem a público conclamar a sociedade Potiguar a se unir em torno da luta pela melhoria da Segurança Pública. O momento não é de buscar responsáveis ou culpados pela situação que hoje vivenciamos, mas sim o de trabalhar por uma imediata união das instituições em prol de soluções que venham a acabar com o clima de medo que impera.

Na próxima quarta-feira (27), às 15h, o Fórum de Combate à Violência será reativado na sede da OAB/RN com participação de representantes dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, bem como Polícias Civil e Militar, Ministério Público e a sociedade civil organizada para que
possamos alcançar o objetivo comum que é diminuir a violência.

A OAB/RN reitera preocupação anteriormente declarada acerca insegurança e, através do Fórum de Combate à Violência, vai propor ações e acompanhar implementação de medidas anunciadas pelo Governo do RN, até que os problemas sejam resolvidos e a segurança se torne algo concreto no Estado do Rio Grande do Norte.

*G1/RN
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário