Um erro logístico e o desejo de mudança definiram as eleições em Umarizal


No último domingo (02), a cidade de Umarizal deu um grito de liberdade e diante da atual situação administrativa deram à Democrata Elijane Paiva e seu vice-prefeito Raimundo Dias (PPS) uma esmagadora vitória diante do atual prefeito Marcos Fernandes (PSD), com 964 votos de maioria. A coligação Muda Umarizal somou 4.089 votos, atingindo 55,83% dos votos válidos.


Vários fatores podem ser analisados para a estrondosa vitória da pedagoga Elijane Paiva. Um deles certamente foi a condição das duas esposas dos dois candidatos na coligação situacionista serem candidatas à vereadoras e seus respectivos maridos direcionarem os pedidos de votos à elas, deixando insatisfeitos os demais candidatos daquela composição proporcional. 

Claramente os demais candidatos não "casaram" seus votos e a imensa maioria dos propensos vereadores trabalharam por conta própria para tentar garantir as suas eleições e "esqueceram" a campanha majoritária. Os números mostram essa indiscutível constatação. Vejamos: Os candidatos à vereadores da coligação Unidos Pelo Povo somaram 4.907 votos, enquanto a sua majoritária chegou aos 3.125 votos.

A diferença de 1.782 votos entre a proporcional e a majoritária, representa quase o dobro da diferença entre a votação vitoriosa de Elijane e Raimundo e a votação do prefeito Marcos Fernandes. Um erro logístico, alimentado pela ganância pelo poder custou muito caro aos derrotados nas eleições municipais em Umarizal.

Outro fator importante que se deve observar foram os apoios arquitetados em sua grande maioria pelo ex-presidente da Câmara Municipal, Chico de Brancar (DEM), que conseguiu voltar àquela Casa Legislativa. O maior apoio de todos trazidos pelo vereador foi o Deputado Estadual Getúlio Rego (DEM), que se empenhou na campanha e trouxe todo seu prestígio e carisma à Terra do Gavião.

Outros nomes importantes se somaram ao projeto de mudança que Elijane e Raimundo propõe para a cidade do Alto Oeste Potiguar e em destaque o médico Vital Amorim, a Drª. Liane Amorim e seu esposo, Oriel Rego, Sabino Nogueira, Rogério Rego, entre outros, e a união de antigos aliados como o da professora Nilvânia, seu esposo Subtenente Azevedo e família, Professora Eva e família, vereador Zé Moura e família entre tantos outros.

Um outro fator essencial nessa vitória esmagadora foi a boa aceitação pelo povão do nome de Raimundo Dias (PPS), como vice, um agricultor que até então não havia concorrido a nenhum cargo público, mas quando seu nome foi lançado, ele juntamente com seus irmãos José Roberto e Lázaro, e mais integrantes da família (pesão) foram as ruas e mostraram que Umarizal precisava mudar. 

O grito das urnas deixou muito claro que o povo de Umarizal não aceita acordos políticos com a clara intensão de se perpetuarem no poder e o recado foi dado: O Gavião quer mudança, quer mais educação, quer mais saúde, mais segurança, mais emprego e renda, mais desenvolvimento. Ouvidos abertos ao clamor do povo umarizalense.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
C9 HosterUnix
Administrador
6 de outubro de 2016 05:31 ×

A NECESSIDADE DE UM PACTO PARA EVITAR MAIS VIOLÊNCIA SERA DE SUMA IMPORTANCIA PARA QUE O GAVIÃO RESPIRE ALIVIADO SUA PAZ

C9 HosterUnix
Responder
avatar

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário