Há mais ou menos 4 anos, estudantes universitários de Umarizal recebiam o auxilio da prefeitura municipal que disponibilizava um dos de seus ônibus escolares para fazer o transporte destes estudantes até as cidades de Caraúbas e Mossoró. Os alunos, todas as segundas-feiras, antes das 5 horas da manhã, se deslocavam até a prefeitura de Umarizal e lá aguardavam o transporte que cumpria o trajeto supramencionado.
Ocorre, porém, que esta semana, logo após as eleições municipais, na qual o prefeito atual não obteve êxito, o transporte escolar dos universitários foi cancelado. Reiteradamente, os alunos buscaram uma explicação plausível para o cancelamento do transporte, contudo não tiveram suas indagações respondidas.
Na tarde de hoje, 07 de outubro, em entrevista na rádio local, o atual chefe do poder executivo alegou ter cancelado o serviço em razão de estar precisando cortar gastos na prefeitura.
Como é sabido por todos, o município somente possui a obrigação de fornecer transporte escolar para os estudantes da rede municipal de ensino. Entretanto, também é de conhecimento geral que o engradece uma cidade, uma nação, é a educação.
Agora, diante da decisão do prefeito em exercício, cerca de 70 (setenta) estudantes universitários, que se esforçam diariamente para, mesmo com pouquíssimo incentivo municipal, dar continuidade ao ensino superior, se encontram prejudicados.
As famílias da maioria desses estudantes que dependem do transporte em comento, não dispõem de condições financeiras para semanalmente custear as passagens dos mesmos em carros alternativos, pois já transferem o pouco recurso que possuem para sustentar seus filhos com alimentação, material escolar, aluguel, entre outras despesas.
Muitos desses estudantes sonham concluir suas faculdades e almejam retornar à cidade de Umarizal com vistas a torna-la melhor.
Desta feita, ainda que não seja obrigação municipal fornecer tal transporte, os universitários exigem respeito para com a classe estudantil, de modo que o Sr. Prefeito reconsidere sua decisão e volte a disponibilizar para eles o ônibus escolar, não se deixando influenciar por questões político partidárias.
Outros tantos setores são passíveis de cortes de gastos, devendo, no entanto, o gestor, priorizar sempre os setores da educação, saúde e segurança, visto que estes são aos olhos de toda e qualquer população, os ramos fundamentais, digam-se indispensáveis.
Fica aqui, pois, o apelo dos universitários que dependem do transporte em apreço, contando todos com o apoio da população Umarizalense para solucionar tal problemática.
Texto: Estudantes Universitários
13 comentários
Clique aqui para comentáriosIsso foi reflexo da MARRETA do 25. KKKKKKKKKK KKKKKKKKKK KKKKKKKKKK
ResponderLamentável em pleno século XXI, fazer política dessa forma, acho que não pode nem se chamar de política, mas sim politicagem. O único apoio que nós tínhamos e agora perdemos, sem nenhum motivo plausível.
ResponderGrande gestor esse prefeito. Só porque perdeu a "fabrica" não quer mais manter o ônibus pra os estudante.
ResponderSó com essas atitudes pra provar quem realmente ele é
Desisti de um curso na ufersa por não ter condições de pagar as mensalidades cobradas pela van que leva os estudantes de Umarizal a Caraúbas.
ResponderCorta gastos? Isso é uma vergonha. Pq o Sr prefeito não teve essa atitude antes da política?
ResponderSerá que elijane irá colocar carros pra esses estudantes próximo ano. É se não colocar será que esse blog fará a mesma reportagem?
ResponderVamos esperar e ver o que acontece!
Kkkkkkkkkk
ResponderO prefeito não têm obrigação de prestar esse serviço, e que ninguém aqui se faça de alienado. Não é obrigação, e está tão perto da nova prefeita assumir, e ainda mais levando-se em conta que a mesma vai pagar auxílio estudantil para todos, minha gente, da para esperar sem tanto mi mi mi.
ResponderProblema momentâneo. Quando Alice assumir eles irão de ônibus refrigerado ou de helicóptero.
ResponderEsse que falou em Helicóptero deve ser um derrotado que ainda está chorando até hoje a perda do empreguinho. "coitado"
ResponderE vdd, e um verdadeiro babaozinho do prefeitinho dele.. vá atrás de q fazer não de dexta..
ResponderAzevedo poste ok
ResponderPessoal,realmente esse ônibus nunca devia ter prestado esse tipo de serviço,pois não tem a finalidade que o FNDE e o programa caminhos da escola exige, o que o prefeito fez foi uma concessão, não se trata de direito. Mas nem tudo está perdido, junte todos os eleitores de eli Jane e vão até ela solicitar uma solução, sei que ela ainda não está exercendo a função, mas acho que tem competência para marretar esse assunto.
ResponderConversãoConversão EmoticonEmoticon