_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

No Estado, Polícia Militar tem menos soldados que o ideal

No que deveria ter 13 mil militares, hoje atuam 8 mil, cerca de 61% de sua capacidade; Lei proíbe que corporação tenha menos de 80%


Segundo um levantamento de dados realizado pelo Portal UOL, o Rio Grande do Norte tem apenas 61% da totalidade de policiais militares atuando no estado. Segundo a lei nacional, a corporação não pode ter a capacidade de menos de 80% de militares.

A fim de compor os quadros e vagas, a lei afirma que a PM deve estabelecer um efetivo fixo nos estados. Assim, o RN estipula uma média de 13 mil soldados nas ruas, porém o que se tem hoje é apenas 8 mil.

Apesar disso, a lei não obriga que essa média seja preenchida em sua totalidade, sendo apenas o ideal de atuação no estado.

Segundo o pesquisador e coordenador do Observatório de Violência Letal Intencional, Ivênio Hermes, hoje há um quadro mínimo de atuação de policiais no Brasil. Isso pode explicar o aumento do índice de violência em estados como o Rio Grande do Norte.

“A impunidade impera em decorrência da falta de efetivo. No Brasil é um bom negócio matar, afinal as possibilidades de ser preso e indiciado são mínimas. A polícia ostensiva trabalha com o mínimo de efetivo e a máxima da desvalorização”, afirma.

Ainda soma-se à esse índice, Hermes avalia, a baixa preparação dos PM’s dentro da organização. “Os Estados não promovem capacitação continuada para todo o efetivo, nem a reposição de efetivo planejada conforme as previsões de aposentadoria e defasagem de acordo com a legislação das instituições”, diz.

Agora RN
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário