_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

SAÚDE: Criança de 1 ano morre com suspeita de H1N1 em Natal

Criança deu entrada no Hospital Walfredo Gurgel na noite de domingo (16) e morreu na manhã desta segunda-feira (17). Amostras que poderiam confirmar a doença não foram coletadas.

Uma criança de um ano e cinco meses morreu na manhã desta segunda-feira (17), em Natal, com suspeita de H1N1. A informação foi confirmada pelo Hospital Walfredo Gurgel onde a criança deu entrada na noite de domingo (16).

De acordo com a assessoria do hospital, a criança deu entrada com "com quadro de choque séptico, pneumonia grave, falta de ar, congestão nasal, entre outros sintomas, características da H1N1". O hospital informou ainda que a ficha de notificação foi preenchida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Walfredo e enviada para a Secretaria Municipal de Natal que seria a responsável pela investigação do caso.

Já a Secretaria Municipal de Saúde informou que não será possível confirmar o caso através de exames laboratoriais porque "não foram coletadas amostras de secreções respiratórias e o corpo também não foi periciado pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para confirmação ou descarte do caso como complicação de infecções de vias respiratórias". De acordo com a SMS, só será possível fazer uma "investigação domiciliar e hospitalar do caso".

O Hospital Walfredo Gurgel não informou porque o corpo da criança não foi encaminhado para o Setor de Verificação de Óbitos (SVO) para que fossem coletadas as amostras necessárias para a realização de exames que pudessem comprovar ou não a H1N1.

A Secretaria Municipal de Saúde orientou a direção do CMEI onde a criança estudava - e que frequentou até a última quarta-feira (12) - a fazer uma desinfecção com água sanitária no local e a orientar os pais de outras crianças a procurarem um médico caso os filhos tenham algum sintoma diferente.

G1/RN
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário