_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

Mais de 800 crianças com doenças cardíacas esperam por atendimento em Natal


Defensoria Pública do RN descobriu que existem bebês que estão na fila há mais de um ano.

Crianças cardiopatas esperam muito na fila por ecocardiograma em Natal

Cerca de 800 crianças aguardam por exames para diagnosticar problemas do coração em Natal. De acordo com a Defensoria Pública do RN, alguns pacientes estão há mais de um ano na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as principais demandas, está a realização de ecocardiograma, que é um exame simples de ultrassom que avalia o funcionamento do órgão.

De acordo com o médico Madson Vital, o único lugar que realiza o ecocardiograma na rede pública do município é na Maternidade Januário Cicco. Porém, o exame é restrito aos bebês que nascem no local.

Madson também é presidente da Associação dos Amigos do Coração da Criança (Amicco), que atua no tratamento de crianças que possuem problemas no coração. Em 2017, a instituição realizou 1.600 exames, entre eles, 550 foram ecocardiogramas. Mas, 350 pacientes estão atualmente na fila de espera.

Diante desta situação, a Defensoria Pública solicitou informações da Prefeitura do Natal sobre a quantidade de crianças que aguardam atendimento na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

A defensora Cláudia Carvalho de Queiroz, conta que existem pelo menos 450 crianças à espera de atendimento. Sendo assim, no mínimo 800 crianças aguardam na fila de espera, se somados os pacientes do SUS com os da Amicco.

A Secretaria de Saúde de Natal disse está fazendo um levantamento dos números apresentados no documento e que só depois disso vai se pronunciar sobre o problema.

Por Ítalo Di Lucena, Inter TV Cabugi

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário