_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

Mais de 1,8 mil voluntários se cadastram para limpeza de óleo nas praias no RN



A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, o Idema e a Secretaria Estadual de Saúde realizarão nesta quinta (24) e na sexta-feira (25) o treinamento desses voluntários.

Manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram 200 localidades em 78 municípios de 9 estados desde o final de agosto — Foto: Reprodução

Desde a segunda-feira (21) até as 14h desta quarta-feira (23), 1.841 pessoas se cadastraram como voluntárias para participar dos mutirões de limpeza do óleo nas praias do Rio Grande do Norte, dentro da campanha #SeChegaraGenteLimpa. O período para as inscrições foi finalizado.

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e a Secretaria Estadual de Saúde realizarão nesta quinta (24) e na sexta-feira (25) a capacitação desses voluntários.

O que se sabe até agora sobre as manchas de óleo no Nordeste

As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram 200 localidades em 78 municípios de 9 estados desde o final de agosto. Os estados em que elas apareceram são Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas. A origem da substância poluente está sob investigação.

Segundo o Governo do Rio Grande do Norte, a expectativa era de cadastrar 800 pessoas para o voluntariado nas praias. “Além dos voluntários, fomos procurados pelos Escoteiros, pela Cosern, que quer fazer doação de material, pelo Sindipostos (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN) que vai disponibilizar os postos de combustíveis como pontos de coleta de produtos, como água e protetor solar, para os voluntários. E mais empresas estão aderindo à campanha”, conta o coordenador da Defesa Civil, Marcos de Carvalho.

A capacitação será realizada de acordo com o seguinte cronograma:

Dia 24 - das 8h às 10h

Touros - auditório do Centro de Turismo
Ceara-Mirim – Câmara Municipal
Extremoz – Ecoposto de Jenipabu

Dia 24 - das 14h às 16h

Natal - Secretaria Estadual de Administração
Rio do Fogo - Câmara Municipal
Maxaranguape - Câmara Municipal

Dia 25 - das 8h às 10h

Nísia Floresta - auditório da Secretaria Municipal de Educação
Baia Formosa - Câmara Municipal
Tibau do Sul - centro de treinamento da rede hoteleira

Dia 25 – das 14h às 16h

Parnamirim – auditório do Centro Administrativo Municipal
Canguaretama - Iate Clube Barra de Cunhaú
Senador Georgino Avelino - Palhoção da Barragem

Por G1 RN
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário