(COVID-19): Secretaria da Administração Penitenciária suspende visitas nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte


A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), atendendo recomendação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e considerando a necessidade de propor ações preventivas objetivando o enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19), suspendeu as visitas sociais, serviços de assistência religiosa e de capelania, bem como o acesso de pessoas externas que promovam realização de atividades educacionais e sociais, em todas as 17 unidades prisionais do Rio Grande do Norte.

A medida visa garantir a segurança dos servidores, dos internos e seus familiares e se estenderá do dia 14 a 31 de março, podendo ser renovada. Nenhum caso suspeito foi identificado no sistema penal potiguar. O secretario da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, explica que o ambiente prisional tem enorme circulação e em países onde a epidemia se espalhou os presídios viraram foco da doença. “Orientamos os policiais penais sobre os protocolos a serem seguidos e estamos agindo preventivamente”, disse. 

A Seap elaborou um protocolo de prevenção e controle de enfrentamento do novo coronavírus no sistema penitenciário, seguindo orientações do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Uma campanha está sendo realizada com os policiais penais para repassar informações, orientações e cuidados sobre o novo coronavírus. 

O sistema penal do RN tem cerca de 10 mil detentos e recebe 30 mil visitas/mês. Entre as principais medidas de prevenção destaca-se a higiene pessoal. Lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel ainda é a melhor forma de prevenção. Também é recomendado: cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações se estiver doente; manter os ambientes ventilados; não compartilhar objetos pessoais; e procurar tratamento especializado caso tenha os sintomas. Os sintomas mais comuns são tosse, coriza, dificuldade respiratória.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário