Dados preocupantes: Mossoró é a 9ª região com maior coeficiente de mortalidade por Covid-19 do país


Com o maior número de óbitos por Coronavírus registrados no RN, 6, até o início da noite desta segunda-feira, 13, o município de Mossoró, no Oeste do Estado, já ultrapassa a capital potiguar na incidência de casos a cada 100 mil habitantes. De acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico da Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap), a cidade apresenta uma incidência de 26,2 casos a cada 100 mil habitantes, e um total de 77 casos confirmados. 

Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde voltou a colocar a cidade como um dos destaques negativos em relação ao número de óbitos durante sua apresentação diária à imprensa, e a cidade apareceu entre as regiões com a maior quantidade de mortes para cada 1 milhão de habitantes no país. Na apresentação, Mossoró é destacada como Segunda Região de Saúde com taxa de 14 mortes por 1 milhão de habitantes. A cidade ocupa a nona posição nacional no ranking de mortalidade por Covid-19. A situação, conforme o Ministério da Saúde, causa preocupação. 

A incidência considerável de casos confirmados de Coronavírus não está restrito ao principal município do Oeste do Estado: outras cidades do RN que também fazem divisa com o Ceará também apresentam índices considerados preocupantes pelas autoridades de saúde. É o caso de Tibau, cidade famosa por suas praias e por atrair turistas de ambos Estados ao longo do ano. No município, a incidência é de 49,1 casos para cada 100 mil habitantes. Ao todo, há dois casos confirmados até o momento, e outros 6 em investigação. Essa é a maior incidência da doença registrada por um município no RN até hoje.

O RN possui 13 municípios limítrofes ao Ceará: Tibau, Mossoró, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Apodi, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Pau dos Ferros, Encanto, Dr. Severiano, São Miguel e Venha Ver. Desses, apenas os municípios de Rodolfo Fernandes e Dr. Severiano ainda não tiveram nenhum caso suspeito notificado à Sesap pelas secretarias municipais de saúde. 

Além de Tibau e Mossoró, tiveram casos confirmados: Apodi, onde a incidência é de 11,2 casos para cada 100 mil habitantes e a cidade de Encanto, com 17,8 casos para cada 100 mil pessoas. 

As demais esperam o os resultados dos casos suspeitos, como é o caso de Baraúna, que possui 32 casos suspeitos e apenas 1 descartado até o momento; Governador Dix-Sept Rosado, que tem 10 casos suspeitos; Severiano Melo, com 3; Pau dos Ferros, que já teve 8 casos descartados mas ainda possui 8 casos suspeitos; São Francisco do Oeste, com um 1 caso; e São Miguel, também com 8.

Proximidade com o Ceará amplia risco

Até o momento, o Ceará é um dos Estados que apresentam uma das maiores velocidades de transmissão do Coronavírus no Brasil, e possui a maior quantidade de casos confirmados em toda região Nordeste. O Estado, limítrofe com 13 municípios potiguares, possuía mais de 1,7 mil casos confirmados até o domingo passado e 74 mortes registradas. O Ceará possui, ainda, mais de 10,5 mil casos suspeitos que aguardam a realização de testes para serem confirmados ou não.

A proximidade com a divisa cearense e a elevada incidência de casos suspeitos nos municípios da região Oeste tem preocupado as autoridades de saúde potiguares. O secretário adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli, disse na quinta-feira, 9, que por causa dessa realidade, a região vive uma situação “específica”. 

“A região do Oeste vive uma situação específica com relação ao contágio. A proximidade com o Ceará, uma região muito afetada, é um desses fatores. Há um intercâmbio direto entre parte da população da região Oeste e o Ceará, inclusive de trabalhadores. Isso com certeza influência", disse o secretário adjunto. 

Veja a situação dos municípios do RN limítrofes aos do Ceará 

Apodi 

10 suspeitos

2 descartados

4 confirmados

11,2 a cada 100 mil habitantes 

Baraúna 

32 suspeitos

1 descartado 

Dr. Severiano 

Sem casos notificados até o momento

Encanto 

5 suspeitos

2 descartados

1 confirmado

17,8 a cada 100 mil habitantes

Governador Dix-Sept Rosado - 

10 suspeitos

2 descartados 

Mossoró 

156 suspeitos

97 descartados

77 confirmados

26,2 a cada 100 mil habitantes 

Pau dos Ferros 

8 casos suspeitos

8 casos descartados

Rodolfo Fernandes 

Sem casos notificados até o momento

São Francisco do Oeste 

1 suspeito

1 descartado

São Miguel 

8 suspeitos

1 descartado

Severiano Melo 

3 suspeitos 

Tibau 

6 suspeitos 

7 descartados 

2 confirmados

49,1 a cada 100 mil habitantes

Venha Ver 

1 caso descartado


Por: Tribuna do Norte
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário