_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

Dados preocupantes: Mossoró é a 9ª região com maior coeficiente de mortalidade por Covid-19 do país


Com o maior número de óbitos por Coronavírus registrados no RN, 6, até o início da noite desta segunda-feira, 13, o município de Mossoró, no Oeste do Estado, já ultrapassa a capital potiguar na incidência de casos a cada 100 mil habitantes. De acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico da Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap), a cidade apresenta uma incidência de 26,2 casos a cada 100 mil habitantes, e um total de 77 casos confirmados. 

Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde voltou a colocar a cidade como um dos destaques negativos em relação ao número de óbitos durante sua apresentação diária à imprensa, e a cidade apareceu entre as regiões com a maior quantidade de mortes para cada 1 milhão de habitantes no país. Na apresentação, Mossoró é destacada como Segunda Região de Saúde com taxa de 14 mortes por 1 milhão de habitantes. A cidade ocupa a nona posição nacional no ranking de mortalidade por Covid-19. A situação, conforme o Ministério da Saúde, causa preocupação. 

A incidência considerável de casos confirmados de Coronavírus não está restrito ao principal município do Oeste do Estado: outras cidades do RN que também fazem divisa com o Ceará também apresentam índices considerados preocupantes pelas autoridades de saúde. É o caso de Tibau, cidade famosa por suas praias e por atrair turistas de ambos Estados ao longo do ano. No município, a incidência é de 49,1 casos para cada 100 mil habitantes. Ao todo, há dois casos confirmados até o momento, e outros 6 em investigação. Essa é a maior incidência da doença registrada por um município no RN até hoje.

O RN possui 13 municípios limítrofes ao Ceará: Tibau, Mossoró, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Apodi, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Pau dos Ferros, Encanto, Dr. Severiano, São Miguel e Venha Ver. Desses, apenas os municípios de Rodolfo Fernandes e Dr. Severiano ainda não tiveram nenhum caso suspeito notificado à Sesap pelas secretarias municipais de saúde. 

Além de Tibau e Mossoró, tiveram casos confirmados: Apodi, onde a incidência é de 11,2 casos para cada 100 mil habitantes e a cidade de Encanto, com 17,8 casos para cada 100 mil pessoas. 

As demais esperam o os resultados dos casos suspeitos, como é o caso de Baraúna, que possui 32 casos suspeitos e apenas 1 descartado até o momento; Governador Dix-Sept Rosado, que tem 10 casos suspeitos; Severiano Melo, com 3; Pau dos Ferros, que já teve 8 casos descartados mas ainda possui 8 casos suspeitos; São Francisco do Oeste, com um 1 caso; e São Miguel, também com 8.

Proximidade com o Ceará amplia risco

Até o momento, o Ceará é um dos Estados que apresentam uma das maiores velocidades de transmissão do Coronavírus no Brasil, e possui a maior quantidade de casos confirmados em toda região Nordeste. O Estado, limítrofe com 13 municípios potiguares, possuía mais de 1,7 mil casos confirmados até o domingo passado e 74 mortes registradas. O Ceará possui, ainda, mais de 10,5 mil casos suspeitos que aguardam a realização de testes para serem confirmados ou não.

A proximidade com a divisa cearense e a elevada incidência de casos suspeitos nos municípios da região Oeste tem preocupado as autoridades de saúde potiguares. O secretário adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli, disse na quinta-feira, 9, que por causa dessa realidade, a região vive uma situação “específica”. 

“A região do Oeste vive uma situação específica com relação ao contágio. A proximidade com o Ceará, uma região muito afetada, é um desses fatores. Há um intercâmbio direto entre parte da população da região Oeste e o Ceará, inclusive de trabalhadores. Isso com certeza influência", disse o secretário adjunto. 

Veja a situação dos municípios do RN limítrofes aos do Ceará 

Apodi 

10 suspeitos

2 descartados

4 confirmados

11,2 a cada 100 mil habitantes 

Baraúna 

32 suspeitos

1 descartado 

Dr. Severiano 

Sem casos notificados até o momento

Encanto 

5 suspeitos

2 descartados

1 confirmado

17,8 a cada 100 mil habitantes

Governador Dix-Sept Rosado - 

10 suspeitos

2 descartados 

Mossoró 

156 suspeitos

97 descartados

77 confirmados

26,2 a cada 100 mil habitantes 

Pau dos Ferros 

8 casos suspeitos

8 casos descartados

Rodolfo Fernandes 

Sem casos notificados até o momento

São Francisco do Oeste 

1 suspeito

1 descartado

São Miguel 

8 suspeitos

1 descartado

Severiano Melo 

3 suspeitos 

Tibau 

6 suspeitos 

7 descartados 

2 confirmados

49,1 a cada 100 mil habitantes

Venha Ver 

1 caso descartado


Por: Tribuna do Norte
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário