Cruz Vermelha Brasileira emite nota de esclarecimento sobre episódio do Oeste Cap


A Cruz Vermelha Brasileira filial RN comunica a toda população do Rio Grande do Norte que, desde o mês de janeiro do ano em curso, encerrou o contrato de Instituição Beneficente junto a empresa Asaf Empresarial Eirelli, nome fantasia Oeste Cap, localizada em Mossoró.

Informa ainda que todos os repasses dos recursos financeiros foram devidamente investidos nas mais diversas ações de ajuda humanitária no Estado, empregados de forma responsável e com extrema transparência e zelo. 

Inclusive foi investido uma parte desses recursos na instalação de um escritório da CVB-RN, desde o mês de junho, atendendo especificamente a população de Mossoró e região. Quando mais de 100 voluntários participaram do Curso de Formação Institucional, onde foram treinados e capacitados possibilitando a presença da instituição em várias cidades, através da implementação de ações para atender a população da região Oeste e proximidades. 

Com a ampliação das atividades os voluntários estiveram presentes em várias cidades, a exemplo de Apodi, Pau dos Ferros, Areia Branca, Assú, Angicos, Caraúbas, entre outras. Distribuindo cestas básicas, cadeiras de rodas, ações educativas e medidas de prevenção em saúde. Através do Projeto Caravana da Saúde levou saúde preventiva por meio de testes de HGT, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e repelentes, além da realização de palestras sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Além da presença constante nos principais eventos, como o Mossoró Cidade Junina atuando como força auxiliar do poder público.Todas as atividades desenvolvidas estão publicitadas nas nossas mídias sociais, a exemplo do relatório anual com as principais atividades, no site http://cvbrn.org/site/relatorio-de-atividades-cvb-rn-2019/ , e em vários veículos de comunicação como efetivo instrumento de transparência da destinação dos recursos repassados. Ressaltamos, a existência de diretrizes nas execuções das ações da CVB-RN, a de sempre realizar suas atividades de forma independente em virtude de sua natureza internacional, preconizando o não recebimento de recursos de nenhum órgão nacional, estadual e nem mesmo municipal. Visando a sustentabilidade da instituição o que faz necessário está sempre celebrando parcerias com a iniciativa privada.

Porém, a continuidade da parceria com a Oeste Cap tornou-se inviável em decorrência do não cumprimento das cláusulas contratuais. Quando a Oeste Cap informou da rescisão contratual, após reiterados pedidos de auditoria dos sorteios, tendo como ponto final e-mail enviado pela CVB-RN. O qual cobrava informações do sorteio, momento em que a Oeste Cap notificou a instituição sobre a rescisão contratual. Além disso, a Oeste Cap sempre informou que possuía todas as autorizações legais para atuar no mercado, e foi exatamente a falta dessas autorizações que culminou na apreensão de veículos, cartelas e outros itens, pela Polícia Civil do RN. 

Declaro que as informações contidas em matéria jornalística expressadas pelo Advogado Rodrigo Falcão, que representou a Oeste Cap junto a Autoridade Policial no dia 23 de maio de 2020, são improcedentes, visto que a CVB-RN possui atividade na cidade de Mossoró, inclusive com escritório fixo localizado na Rua Dr. João Marcelino, bairro de Santo Antônio. Além, da Notícia Crime não ter partido da Cruz Vermelha Brasileira filial RN, mas sim da ASPAC – Associação de Proteção e Assistência Jurídica aos Cidadãos e Consumidores do Brasil.

Diante de todos os fatos expostos, a CVB-RN considerou desinteressante permanecer arrecadando nesse cenário de conflito e decidiu por unanimidade, através de seus conselheiros, abster-se e priorizar sempre pela harmoniosa convivência com a sociedade. Para continuar cumprindo sua missão de levar ajuda humanitária a todos que estão em situação de vulnerabilidade. Por derradeiro, informamos que confiamos no trabalho desempenhado pela Polícia Civil do RN e Ministério Público do RN para elucidar qualquer irregularidade, nos colocando à disposição para qualquer esclarecimento.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário