RN: Por causa da fuga de 12 presos, SEAP suspende visitas presenciais e pela internet no presídio de Alcaçuz



A Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP-RN) determinou a suspensão temporária das televisitas e visitas presenciais no Complexo Penal de Alcaçuz. De acordo com nota divulgada à Imprensa, a medida foi tomada após a fuga de 12 internos daquela unidade prisional ocorrida na madrugada de sábado 17 de julho do corrente ano.

A Seap entendeu que a medida se faz necessária para a realização de revistas estruturais e pessoais em todas as celas da unidade e avaliação dos procedimentos de segurança. O Complexo do Alcaçuz teve a segurança reforçada nos últimos meses com efetivo extra viabilizado através do pagamento de diárias operacionais aos policiais penais que atuam dentro dos pavilhões e nas guaritas.

O custo desse reforço é de R$ 470 mil mensais e inclui, além de policiais de plantão, unidades especializadas do Grupo de Operações Especiais (GOE) e Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC). A SEAP também realizou no mês de junho o Plano de Contingência em casos de fugas, rebeliões, motins e resgate, assim como treinamento de grupos táticos em Alcaçuz.

Os 12 internos usaram

Após sair da cela 9 do Pavilhão 4, os presos usaram uma teresa (corda feita de lençóis amarrados) para passar pela muralha da penitenciária e escapar. Ao todo, a cela tinha 22 detentos - 10 deles não fugiram. A cela 9 é a mais próxima da muralha por onde os homens escaparam. O Pavilhão 4 abrigava 738 presos antes da fuga e que, no total, a Penitenciária de Alcaçuz tinha 1.649 presos.

Lista dos fugitivos:
Alziro Tony da Silva
Antônio Marcos Sena da Silva
Cleyton Marques de Mendonça
Francisco Alef Guedes de Lima
Francisco Damião Virgínio de Oliveira
Francisco Eliomar Faustino Junior
Francisco Ray Pereira da Costa
Genilson Silva de Andrade
Henrique de Oliveira Souza
Ivanaldo Sales da Silva
Max Soares da Silva
Osvanildo Maria da Silva


Foto: InterTV

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atenção, antes de postar um comentário leia isto:

1. Todos os comentários postados neste espaço passarão por uma rigorosa análise antes de serem publicados.

2. Comentários que agridem verbalmente pessoas públicas só serão aceitos com identificação por meio de um cadastro válido.

3. Estes comentaristas devem se identificar com uma Conta Google, OpenID, LiveJournal, WordPress, TypePad ou AIM. Para todos os casos basta escolher a opção desejada no campo "Comentar como:" e logar.

4. Para responder um comentário basta clicar em “Reply” no comentário e escrever a resposta na frente do texto na janela que abrir. Exemplo: @<ahref="#c1234567890123456789">Anônimo</a> Olá, ótimo comentário. ConversãoConversão EmoticonEmoticon

Obrigado pelo seu comentário