Polícia Penal do RN recebe fuzis 556 e viaturas para transporte de apenadas grávidas e com dificuldade motora



A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) recebeu nesta quinta-feira (16), às 11h30, em solenidade no Papódromo, sede da Escola Penitenciária (ESPEN), três viaturas adaptadas para a escolta de mulheres privadas de liberdade (parturientes, grávidas, mães com recém nascidos, idosas e deficientes), além de 50 fuzis. O investimento é de R$ 856 mil, com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

A governadora Fátima Bezerra fez a entrega dos equipamentos na presença dos 102 alunos que participam do Curso de Formação da Polícia Penal. "Segurança Pública é prioridade e essa gestão estima pelo cuidado com a vida das pessoas e o desenvolvimento", disse.

Os fuzis Taurus calibre 5.56 foram adquiridos por R$ 601.783,00 e fazem parte do projeto de modernização da SEAP. "Isso mostra o comprometimento com o sistema prisional. O armamento valoriza o trabalho do policial penal e as viaturas a dignidade da mulher privada de liberdade", disse.

Os veículos Renault Logan são do tipo passeio voltados para escolta de mulheres privadas de liberdade (em período gestacional, parturientes, recém nascidos que acompanham as mães no sistema prisional, mulheres idosas e com deficiência). São equipados com sistema de segurança para transporte de crianças que estejam acompanhando suas mães no cumprimento de pena (bebê conforto). Cada veículo conta com a instalação de segregação na área traseira de passageiros.

Os automóveis foram distribuídos para a Penitenciária João Chaves Feminino, em Naral, Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, e Centro de Detenção Provisória, em Parnamirim. Os veículos proporcionarão melhora na atenção à saúde, à assistência social, e outros deslocamentos, como participação em audiências judiciais. Cada veículo foi adquirido por $ 85 mil.

A solenidade ocorreu no Papódromo, recém reformado, onde funciona a Escola Penitenciária (ESPEN). A unidade foi mobiliada e equipada, contando com salas de aula, de instrução, laboratório de informática e alojamentos masculino e feminino.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário